Acusações de erro por mensagens em WhatsApp com ameaça de processo e exposição em redes sociais podem acontecer. O médico que passa por esse cenário precisa, em primeiro lugar, segurar a ansiedade e responder paciente apenas com auxílio jurídico.
É natural que toda intercorrência ou até iatrogenia sejam vistas pelo paciente como erro médico. Mas você pode ditar o desfecho da história: o atendimento próximo, as medidas de ajuda e a condução do caso são fundamentais.
Porém, DOIS ERROS são muito comuns nesses casos: o médico oferecer imediata devolução do dinheiro ou realizar um acordo prontamente.
Se sua técnica foi adequada, o procedimento conduzido conforme exigências do caso e foram atendidas todas as boas práticas, não há motivos para precipitação.
Primeiro, você deve oferecer ajuda para solucionar o problema, seguindo seu contrato e disposições tratadas, propondo novas medidas, se o caso. Segundo, você precisa lembrar que além de relação médico/paciente, essa relação também é jurídica e, como tal, precisa ser assessorada, orientada.
Acusação de erro médico tira a sua paz, eu sei. E em algum momento isso pode ocorrer. A boa notícia é que você pode escolher entre gerir os seus riscos ou apenas sofrer as consequências. Tenho certeza que você sabe qual o melhor caminho.


